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  • Ieska Tubaldini Labão

Sonobe, uma agência de marketing de conteúdo diferente


A Sonobe surgiu com a ideia de ser uma agência de marketing de conteúdo diferente do que a experiência como redatora freelancer me mostrou ser o comportamento padrão do mercado.

Ao mesmo tempo, tendo trabalhado como freelancer de outra agência de marketing de conteúdo, eu pude ter uma boa ideia do

funcionamento, dos processos e do que era preciso ser feito. Aprender a trabalhar em equipe foi, sem dúvidas, o grande aprendizado que me impulsionou a criar a Sonobe.




Nossa história

A Sonobe nasceu em 28 de setembro de 2016, mas eu sinto que ela foi gestada desde o meu primeiro trabalho como redatora, lá em 2012. Meu primo Ricardo Tubaldini, médico veterinário, é um dos sócios-fundadores do Portal CachorroGato e, me conhecendo desde sempre, me chamou para escrever a base de artigos do portal, quando ainda nem havia sido lançado.

Eu relutei, disse que só escrevia por hobby e sempre seria assim. O "não aceito não como resposta" foi irredutível e, bem, nove anos depois, aqui estamos.

Trabalhei como redatora e, depois, coordenei toda a equipe de conteúdo do site por dois anos, uma experiência que eu nunca vou me esquecer.

Mais dois anos de trabalhos como freelancer de outros portais e agências me proporcionaram as "horas de vôo" que eu precisava para chegar à criação da Sonobe - que, na realidade, nunca nem foi um plano, mas uma visão de queridos amigos que me incentivaram a tomar esse caminho.

Ao longo da sua trajetória, a Sonobe já pôde trabalhar com clientes de todos os portes, dos gigantes do mercado, como a Rede Petz, às micro e pequenas empresas dos mais diversos segmentos.

Nosso principal serviço é a produção de conteúdo para sites e blogs, mas também temos em nossa história a elaboração de revistas impressas, e-books e até roteiros para vídeos do YouTube.

Mais recentemente, trabalhamos com a Editora Ciranda Cultural na criação de livros de atividades infantis, criando os textos e auxiliando no briefing para a parte gráfica. Que experiência!

Chegando ao seu quinto ano, agora a Sonobe dá mais um passo: a tradução. Tendo estudado o inglês há 16 anos e, atualmente, cursando pós-graduação em tradução, sinto que a agência está preparada para oferecer um serviço de qualidade, mantendo o padrão de excelência que é estipulado para tudo o que fazemos.


Por que estou falando no plural?

É fato que aqui em meu escritório, que é dentro da minha casa, estou sozinha. Também não tenho sócios nem funcionários. Mas tenho uma equipe de parceiras incríveis que fazem a Sonobe acontecer todos os dias.

Cada uma em um canto do país (temos até gente nos EUA!), cada uma com sua especialidade, essas mulheres trazem à Sonobe o tipo de companheirismo, parceria e acolhimento que eu sonhava para esse projeto. Essa banda não é de um músico só, ela sempre vai estar no plural!





O que a Sonobe pensa sobre o mundo


Nossa missão

Oferecer a opção de uma agência de marketing de conteúdo essencialmente humana, diversa e inclusiva que produz as suas peças com cuidado, criatividade e excelência.

Nossa visão

Estabelecer uma cultura de pluralidade e respeito ao próximo que transcenda os limites de nossos serviços, exercendo transformações positivas em todas as pessoas ligadas com a agência.

Nossos valores

  • Pluralidade;

  • Gentileza;

  • Respeito;

  • Criatividade;

  • Excelência.





Conheça nossa criação de conteúdo digital e impresso


Estratégia de marketing de conteúdo

Pensada caso a caso, a estratégia de marketing de conteúdo será um plano de ações coordenadas, muitas vezes, em mais de uma plataforma, como blog e redes sociais, por exemplo.

Em contato constante com o cliente, vamos entender os processos da empresa, seu público-alvo e quais objetivos estão sendo visados. Com base nisso tudo, trazemos a estratégia de marketing ideal.


Produção de conteúdo para sites e blogs com SEO

Criação de conteúdo digital vai muito além do que escrever um texto sobre o que você vende e publicá-lo no blog. É determinante entender a linguagem adequada e, principalmente, de que forma o seu público faz essa busca na internet.

A otimização para SEO ("otimização para mecanismos de busca", em tradução livre) permite que ferramentas como o Google detectem mais facilmente o seu conteúdo e entreguem-no para o usuário que você está esperando. As técnicas são diversas, partindo da forma como o texto é escrito até aspectos das imagens ilustrativas.

Além disso, o blog institucional te permite um contato mais próximo com as pessoas, mostrando que você entende do assunto que está tratando e, principalmente, que você está se dispondo a oferecer tal conhecimento de modo gratuito - tendo em vista que os blogs sempre são abertos para qualquer pessoa que visita o site.


Google Ads

Realizamos um investimento no Google para que o seu site apareça em primeiro lugar quando pessoas da sua região buscarem por termos relacionados à sua atuação. O investimento em campanhas pagas do Google AdWords permite:


  • Melhor maneira de ser encontrado no meio digital;

  • Investimento personalizado (você escolhe quanto quer investir);

  • Direcionamento da campanha para o seu público-alvo, otimizando o investimento.


Qual é a diferença entre busca orgânica e campanhas pagas?

Enquanto as campanhas pagas no Google AdWords exigem um investimento de dinheiro direto para o Google, a busca orgânica é "gratuita".

Utilizamos aspas porque, ainda que você não precise pagar para o Google mostrar o seu conteúdo na busca orgânica, costuma ser essencial investir em profissionais em criação de conteúdo digital para a elaboração de bons textos.

Veja, abaixo, onde ficam as campanhas pagas no Google AdWords e onde ficam as buscas orgânicas em uma tela de busca do Google.





Onde:

  1. Campanhas do AdWords, sempre sinalizadas com o texto "Anúncio". Estão sempre no topo da página.

  2. Resultados de busca orgânica, com base no desempenho do SEO.

  3. Conteúdo de destaque, selecionado pelos algoritmos do Google como a opção que mais explica o termo buscado.


Escrita criativa

Tudo começou pela escrita e ela sempre será o nosso norte. É a criatividade e o cuidado com a escrita que colocam alma em um texto, não importa o seu gênero, por mais técnico que ele seja.

Fazemos uso da escrita criativa na nossa produção de conteúdo desde o começo e, atualmente, expandimos esse universo para contemplar, também, peças de marketing offline, como revistas e livros.

Trabalhar com materiais que não são institucionais, como os livros infantis, por exemplo, tem sido um desafio delicioso, de fato exercitando a nossa criatividade!


Consultoria digital

"Eu não sei nem por onde começar" é uma frase bastante comum de escutarmos, em especial quando estamos falando com pessoas que empreendem individualmente (MEIs) ou pequenos negócios.

Não à toa: eu também não saberia por onde começar caso tivesse um grande problema de infiltração na minha casa. Para isso, eu buscaria o auxílio de um profissional especializado. É o que nós fazemos, certo?

A consultoria digital da Sonobe visa, justamente, te ajudar a saber como começar e para onde ir. Vamos analisar a sua empresa em todas as suas particularidades e, a partir daí, sugerir as ações mais adequadas.

Atendemos em formato de mentoria, solucionando dúvidas e sugerindo caminhos. É ideal para quem deseja conhecer melhor os processos a fim de tocar o próprio departamento de marketing.


Tradução inglês-português

Traduzir um texto vai muito além de substituir uma palavra por outra com o mesmo significado, simplesmente porque os significados são muito relativos e dependem de uma série de variáveis.

Entender a cultura presente na língua de partida e saber transpor o sentido do texto para a cultura da língua de chegada é um trabalho que envolve uma verdadeira imersão em ambas culturas!

A Sonobe oferece tradução do inglês para o português nos segmentos de blog posts, tutoriais e tradução literária.


Materiais impressos

Entre 2018 e 2019, a Sonobe trabalhou na criação de oito edições da Revista Petz. A revista, distribuída gratuitamente em todas as lojas da rede, tinha periodicidade bimestral e tiragem de 80.000 cópias.

Assinamos o editorial de cada edição, realizamos entrevistas com grandes personalidades (como o ex-ginasta Diego Hypólito e o apresentador de televisão Alexandre Rossi) e contamos histórias incríveis de famílias multi-espécie.

Nos últimos três anos, também somos responsáveis pelos editoriais de todas as edições da Revista Reval, periódico distribuído para representantes e clientes de uma das maiores distribuidoras de itens de papelaria no Brasil.



A criação de conteúdo digital e offline que você precisa!

A opção por não trabalhar com pacotes de serviços prontos, previamente formatados, atribui à Sonobe a responsabilidade de analisar caso a caso e criar um plano de ação 100% personalizado, que atenda às demandas específicas de cada cliente.

Pensar cada peça criada como o elemento de um sistema único nos permite maior cuidado e carinho durante a produção, o que, inevitavelmente, proporciona maior qualidade nas entregas.

Da criação de conteúdo digital à escrita criativa de impressos, conte com a nossa agência de marketing de conteúdo!


Entre em contato com a Sonobe agora.