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O que é posicionamento de marca e por que ele é importante?

O posicionamento de marca mostra para o público a identidade da empresa, quais causas em que ela vai estar inserida, quais componentes vai explorar, que conteúdo vai produzir e o público-alvo deseja atingir.

Coca-Cola, Dove, Apple e McDonald's (que agora é Méqui, justamente, por estratégia de marca) são empresas famosas mundialmente pelo posicionamento de marca bem definido, mas esse não é um caminho adotado apenas pelas grandes corporações.

Entenda a importância do posicionamento de marca e por que você deve levá-lo a sério na sua empresa!


O que é posicionamento de marca?

Ter um bom posicionamento de marca é uma forma de cultivar seu lugar no mercado e cativar cada vez mais os clientes.

É ter presença e ser visto pelas pessoas certas da forma que a empresa quer ser vista. É um trabalho contínuo. Tudo isso é revertido no fortalecimento de toda a empresa, além do aumento das vendas de produtos e serviços.

A postura da sua marca deve ser decidida em conjunto com algumas variáveis.



É preciso ter bem definido quem é o público-alvo. Um produto ou serviço muito barato pode não atingir o público de luxo, assim como altos valores não vão ter boa entrada em mercados mais populares. Afinal, quem tenta agradar a todos acaba não agradando ninguém.

É também preciso saber quais os diferenciais oferecidos e os benefícios da sua marca, para mostrar ao seu futuro cliente porque ele deve escolher você e não a concorrência.

O posicionamento de marca não pode ser um discurso da boca para fora: precisa refletir a missão e os valores da própria empresa para que o público se identifique com a mensagem compartilhada.


Vantagens do posicionamento de marca sólido

Ter um posicionamento de marca forte só traz benefícios para uma empresa.

Ele fortalece a imagem da marca perante o mercado e também ocupa lugar na mente de seus clientes e nas interações nas redes sociais, por exemplo.

Se o seu produto ou serviço tiver um sólido posicionamento de marca, também vai ser lembrado na rede de indicações dos consumidores, mesmo que eles ainda nem sejam clientes diretos.

Marcas com bom posicionamento são bem sucedidas porque sabem para onde devem caminhar, como vão continuar crescendo e mantendo o público cada dia mais fiel ao seu lado.



Hoje em dia, o cliente não é apenas cliente, mas um fã e, até mesmo, um promotor de vendas em potencial.

Através das redes sociais, o público interage com a marca (que responde de uma forma humanizada), compartilha seus produtos e serviços sem, necessariamente, ganhar algo em troca. A admiração e a confiança são a base dessa relação.


Como descobrir meu público-alvo?

O público-alvo da sua empresa é formado pelo grupo de pessoas que podem usufruir do serviço e do produto que você está oferecendo.

Definir o público-alvo desde o início da empreitada é um dos passos mais importantes para a prosperidade de um negócio, para que você não acabe estagnando e perdendo dinheiro tentando atrair um público que não é o seu.

Para descobrir o seu público-alvo, é preciso conhecer o mercado em que você quer atuar.

Entenda os hábitos de consumo das pessoas, a média de idade, a região em que elas moram, a infraestrutura do local, os costumes culturais, o conteúdo que consomem e o poder aquisitivo.

Quanto mais informação, melhor.

A sua empresa pode ter como público-alvo mulheres na faixa dos 30-45 anos que moram no triângulo mineiro, com alto poder aquisitivo e que gostam de música sertaneja, por exemplo. Construir esse tipo de perfil é determinante para traçar o melhor posicionamento de marca.


Como fazer o posicionamento de uma marca?

Em posse dos dados relativos ao seu público-alvo e as informações da sua empresa, é hora de colocar a mão na massa e construir o posicionamento de marca.

Você e sua equipe devem definir quais estratégias administrativas e de marketing vão seguir. Algumas perguntas valiosas a serem feitas:

  • Como você quer que a sua empresa fique conhecida no mercado?

  • Pela entrega rápida?

  • Pela beleza do produto?

  • Qualidade?

  • Pelo valor?

  • Exclusividade?

  • Inovação na experiência do usuário?


A partir desse direcionamento, é possível definir a estratégia de conteúdo e até ações sociais que serão apoiadas.



Estratégia de conteúdo

Não basta que seu produto ou serviço seja incrível. É preciso que o seu público-alvo tenha consciência disso. Por isso a estratégia de conteúdo é tão importante.

Direcionada pelo posicionamento de marca, a comunicação deve atingir os objetivos estabelecidos, comunicar bem com o público-alvo, entender quais canais serão utilizados e como vai ser a imagem da marca e a linguagem nas redes sociais.

Se o seu público não está no TikTok e não se identifica com o conteúdo da rede, não faz sentido que você esteja lá. Assim também como pode ser um gasto desnecessário anunciar joias caras em simples panfletos distribuídos em uma área popular, por exemplo.

O investimento não vai se pagar e você, ainda, corre o risco de manchar toda a imagem construída para a sua empresa até então.


Ações sociais

A promoção de ações sociais é uma ótima forma de ajudar o próximo e levar o nome da sua marca para as pessoas que se importam com determinada causa. Para isso, é importante ter um posicionamento de marca bem definido.

É claro que toda ajuda é sempre bem-vinda, mas uma doação de ração para animais, por exemplo, pode ser ineficiente do ponto de vista do marketing se o seu público-alvo não se identifica com animais.

As ações sociais andam lado a lado com o posicionamento de marca, porque elas deixam claro os reais valores de uma empresa. Além disso, investindo na ação que faz sentido para o seu público, suas chances de engajá-lo a agir junto com você aumentam.


Criação de conteúdo online

Toda a criação de conteúdo online de uma empresa deve ter o posicionamento de marca como base. Desde as redes que serão utilizadas, o direcionamento do conteúdo no site e blog da empresa, o nicho de influenciadores que seria interessante trabalhar até a linguagem utilizada são escolhidas de acordo com o posicionamento.

Tenha o posicionamento de marca em mente ao orientar a produção de conteúdo para a sua empresa!